DESENHO TÉCNICO I – BAZAR DO POMAR DO CAFEZAL

PRJ064 – DESENHO TÉCNICO

O Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar objetos em projetos de Design e Arquitetura. A principal finalidade do Desenho Técnico é a representação no plano, das formas tridimensionais de modo a possibilitar a reconstituição espacial posterior das mesmas. Tal operação requer abstração e visão espacial.

A proposta da disciplina é inverter esse caminho. Ao se fazer isso o objeto tridimensional ajuda o aluno a construir um entendimento físico do processo, já que o objeto a ser representado está lá e a projeção do mesmo em diedro deixa de ser abstrata. Isso torna a compreensão do processo de fabricação mais incorporada ao processo de projeto. Assim uma linha representada deixa de ser uma linha e passa incorporar significados de fabricação como: serrar, parafusar. Tal inversão ainda diminui a distancia entre a representação e a construção.

Durante a disciplina Desenho técnico I, os alunos exercitaram sua capacidade de representação em croqui, planejamento de montagem elaborado a partir dos croquis produzidos, capacidade de construção de objetos usando desenho técnico como ferramenta, representação técnica construída a partir de objeto tridimensional.  É proposta, a cada semestre na disciplina, a construção do objeto como forma de entender a representação e sua finalidade. Tal objeto é definido por demandas da comunidade. 

Mobiliário para o Pomar do Cafezal

No primeiro semestre de 2016 trabalhou-se com as demandadas do Pomar do Cafezal por mobiliário de suporte para as feiras e bazares que eles promovem. O projeto Pomar do cafezal é desenvolvido pela professora Leta, Margarete Silva, para construir a partir do pomar a estabilização de um talude proporcionando a permanência da Vila que estava ameaçada de desapropriação pelos órgãos governamentais. Os bazares são parte da estratégia de financiamento da proposta. Os mobiliários foram desenvolvidos pelos alunos do curso de Design da na disciplina UFMG ministrada pela professora Luciana Bragança em colaboração com a professora Leta. Essa interação foi proposta como forma de aproximar comunidade e universidade numa construção mútua de saberes.

Processo de produção do mobiliário

Processo de fabricação do mobiliário durante a disciplina.

Bazar Pomar do Cafezal

Produtos finais.

alunos

ALEX BARROS PRIETO JUNIOR

ALICE PERACIO DE PAULA DINIZ

AMALIA RODRIGUES SILVA

ANA CLARA COELHO MENDES

ANA LETICIA RODRIGUES COSTA

BRENDA LAURA DE OLIVEIRA LEITE

BRUNA AMARAL TORRES

CAMILLA REIS ALVES DAU

CINTIA MARQUES HENRIQUE

DAFNE RIVADENEIRA GRINER

 DAVIDE CHECH

DEBORA CRISTINA MEIRA DA SILVA BARBOSA

EUNICE APARECIDA DE FARIA

IGOR CARAMASCHI

ISADORA DE PAULA LISBOA

LETICIA RIBEIRO DE MARTINO

LUCAS ALVES BRAGA SILVA

MARIANA GUIMARAES JACINTO

MIRELA CATARINA DE OLIVEIRA

RAQUEL MARTINS DE ALKIMIN ALVES

REBECA FONSECA CANDIDO

STEPHANIE DE FIGUEIREDO SILVEIRA

THAINA LAURA SOUSA DE ALMEIDA

VORONOFF STARLING NETO

YGOR GUSTAVO COELHO SILVEIRA