Mostra Universidade Cidade

Entre Rios e Jardins

 

O projeto Entre Rios e Jardins é uma parceria entre a pesquisa Jardins Possíveis (professora Luciana Bragança – Escola de Arquitetura | UFMG) e a pesquisa Entre Rios e Ruas (professora Isabela Prado – Escola de Belas Artes | UFMG).

O Ribeirão Arrudas, elemento importante na paisagem da cidade, e que une as pesquisas Entre Rios e Ruas e Jardins Possíveis, é tomado como fio condutor para as propostas de Entre Rios e Jardins, que tratam da relação entre a cidade, suas águas, e elementos humanos e não-humanos, como plantas e animais.

A proposta foi trabalhada durante a pandemia, estabelecendo uma interlocução com os centros culturais que se localizavam ao longo da bacia do Ribeirão Arrudas, na periferia e na área central de Belo Horizonte, articulando uma oficina virtual de desenho, na qual as falas de moradores coletadas pela pesquisa Jardins Possíveis e as propostas da pesquisa Entre Rios e Ruas eram usadas como provocações dos desenhos das pessoas. Posteriormente, esses desenhos viraram lambes que foram apresentados na fachada do Espaço do Conhecimento da UFMG e colados pela cidade. 

Os relatos dos moradores também foram veiculados pelo programa Rádio Janela em várias regiões de Belo Horizonte, através de um carro de som que circulou contando essas histórias.

resultado final dos lambes e exposição

 

Lambes produzidos na oficina on-line.

 

Exposição dos lambes. 

produção audiovisual

FICHA TÉCNICA:

Coordenação: Luciana Souza Bragança – Escola de Arquitetura UFMG

Isabela Prado – Escola de Belas Artes UFMG

Montagem dos vídeos: Luiz Eduardo Minks Pereira

Centros Culturais: Lindéia Regina – CCLR

Salgado Filho – CCSF

Liberalino Alves de Oliveira – CCLAO

São Geraldo – CCSG.